Busca

Skip Navigation LinksHomeO Mundo dos Esportes

A História das Paralimpíadas


O esporte adaptado para pessoas com necessidades especiais começou depois da Segunda Guerra Mundial, quando muitos soldados voltaram para casa mutilados. Mesmo tendo tido partes de seu corpo arrancadas ou destruídas pelas bombas, eles não desistiram de viver bem, logo começando a inventar novas formas de praticar esportes. Por iniciativa desses homens determinados, as primeiras competições adaptadas foram criadas nos Estados Unidos e na Inglaterra, inicialmente nas categorias de atletismo, natação e basquete em cadeira de rodas.

Também na Inglaterra, um médico alemão resolveu colocar em prática outra ideia inovadora. Ao tratar de pacientes amputados – aqueles que, por acidente ou doença, tiveram que fazer cirurgias para retirar braços, pernas ou parte deles –, o doutor Ludwig Guttmann decidiu possibilitar que eles praticassem esportes adaptados dentro do próprio hospital. Ele acreditava que isso os deixaria mais alegres e que essa alegria os ajudaria na recuperação da saúde.

A sua aposta deu tão certo que, animado pelos resultados positivos nos pacientes, esse mesmo médico aproveitou os XIV Jogos Olímpicos para criar, em 1948, os primeiros Jogos Desportivos para Deficientes Físicos. Embora apenas 14 homens e duas mulheres tenham participado desse primeiro evento, quatro anos depois os jogos já contavam com 130 atletas portadores de necessidades especiais.

Nas Olimpíadas de Roma de 1960, o número de inscrições já tinha quase dobrado. Com a participação de 240 atletas vindos de 23 países, os jogos ganharam nome, importância e calendário oficial, passando a acontecer de quatro em quatro anos, sempre no período imediatamente após as Olimpíadas.

As Paraolimpíadas – ou Jogos Paraolímpicos – são hoje disputados nos mesmos locais das Olimpíadas, utilizando a mesma estrutura montada para os atletas olímpicos. São vinte tipos de esportes, divididos em categorias de acordo com a limitação de cada atleta.

Nas Paraolimpíadas de 2012, em Londres, Inglaterra, mais de cinco mil atletas de 150 países competiram. O Brasil (que participou pela primeira vez no ano de 1972) ficou em sétimo lugar com 43 premiações: 21 medalhas de ouro, 14 de prata e 8 de bronze.


Pais e Cuidadores Apoio Institucional Colaboradores

“Turma do Valente” faz parte do Programa FORTALECER – Quero Ser Grande e Forte, desenvolvido por G.Bahr.
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.