Meninos e meninas
Para a criança crescer forte, não tem outro jeito: é preciso comer bem. E o segredo dessa fase da vida está sempre na escolha de uma alimentação bem colorida, variada e equilibrada.
Existem alimentos que nos dão energia, como as massas, os pães, a batata, o aipim, o inhame e os biscoitos sem gordura.
Existem também os alimentos que são construtores e funcionam como tijolos, ajudando nossos músculos e nossos ossos a crescerem: são as carnes, o leite, os queijos e os iogurtes.
Por último, existem as vitaminas e os minerais, que estão presentes nos legumes, nas verduras e nas frutas, e que nos enchem de saúde e disposição.
Provar e experimentar tudo o que é saudável pode acabar sendo divertido e delicioso. Cada dia prove um alimento diferente e vá anotando o que você gosta e o que não gosta. Peça para fazerem receitas diferentes na sua casa. Vá testando o seu paladar e os resultados que eles trazem para o seu corpo e para a sua vida.
Dicas importantes
• Evite refrigerantes, pois eles provocam cáries que vão deixar seus dentes muito feios;
• Nunca vá para a escola de barriga vazia;
• Não fique mais de 3 horas sem comer, mesmo que seja uma fruta ou um pedaço de chocolate;
• Beba água, muita água sempre;
• Mexa bastante o seu corpo: corra, brinque, ande de bicicleta.
Adolescentes
Na fase entre 9 e 16 anos, nosso corpo muda muito por causa dos hormônios. Para que essas mudanças aconteçam de um jeito bonito e saudável, é preciso comer os alimentos certos. Quando a alimentação está errada, é justamente neste período que as crianças podem engordar até virarem jovens e adultos obesos, cheios de problemas de saúde e de autoestima.
Quanto mais variamos a alimentação, melhor é o nosso paladar. E como ele também começa a mudar nessa época, o começo da adolescência é o momento perfeito para se provar novos sabores e novas receitas. Acredite: alguns legumes e verduras que você detestava podem se tornar bem apetitosos nesta sua nova fase. Não deixe de experimentar!
Para desenvolver seus músculos você deve comer carne, frango, peixe, soja e ovo. Consuma também outros alimentos ricos em proteínas, como o iogurte, o leite e os queijos.
As vitaminas - que vão garantir a beleza da pele e do cabelo - devem ser consumidas nos legumes, verduras e frutas, comidos puros ou dentro de receitas deliciosas de suflês, bolinhos, saladas, sucos, sopas, cremes e doces de frutas.
Para garantir toda a energia que a gente gasta nessa idade, o poder dos carboidratos deve entrar em ação. Há carboidratos nas batatas, no inhame, no aipim, nos pães, torradas, biscoitos e também nas massas. Prefira sempre os produtos integrais, que são mais saudáveis e ricos em fibras.
Evite gorduras em excesso, pois elas vão ser responsáveis por aquela barriguinha extra e também pelo aparecimento da celulite - que ninguém merece...
O fundamental é variar bastante a alimentação, ter equilíbrio e comer com moderação. Fazendo assim você será um adolescente lindo e forte que, mais tarde, vai se transformar num adulto saudável para a vida toda.
Dicas importantes
• Coma mais grãos (feijão, lentilha, ervilha e grão de bico);
• Alimente-se de 4 a 5 vezes ao dia;
• Evite tomar refrigerantes e comer fast foods (comidas prontas);
• Evite gorduras cremosas em geral;
• Nunca saia de casa de barriga vazia;
• Nunca fique muito tempo sem comer;
• Coma com calma e mastigue bem os alimentos, pois a boa digestão começa na boca;
• Se estiver insatisfeito com seu peso ou com seu corpo, peça orientação a um nutricionista;
• Nunca faça dietas por conta própria!