Busca

Skip Navigation LinksHomeCuidando da minha saúdeOs Dentes da Gente
O hábito de escovar os dentes é tão importante que as mães começam a limpar a boca dos bebês por volta dos 4 meses de idade, quando os dentes ainda nem nasceram. Isto para que eles aprendam e se acostumem com a escovação. Além de serem importantes para mastigar os alimentos, os dentes são responsáveis por aquele sorriso bem bonito, que a gente gosta de dar.

Eles começam a nascer com seis meses de idade e aos três anos nossa primeira dentição está completa, formada por 20 dentes, os chamados "dentes de leite". É importante cuidar dos dentes de leite porque se eles se estragarem, os dentes que vão nascer depois também podem ser comprometidos.

Por volta dos seis anos, os dentes de leite começam a cair sendo substituídos por outros dentes maiores, que vão formar a segunda dentição, com mais 12 dentes que a primeira, ou seja, com 32 dentes. O último dente que nasce é o siso, um dentão lá atrás, que as pessoas chamam de "dente do juízo", pois só nasce entre os 16 e os 20 anos, quando a gente já está mais crescido. Os dentes da segunda dentição não são mais substituídos, por isso você tem que cuidar deles melhor ainda, para não ficar desdentado ou ter que usar dentadura.

O que os dentistas dizem é que a gente deve escovar os dentes três vezes ao dia: depois do café, depois do almoço e do jantar (ou antes de ir para a cama). Principalmente quando a gente vai dormir, é importante ter os dentes limpos, senão aqueles bichos minúsculos, (os germes), que causam as doenças no nosso corpo, vão cavar buracos nos dentes, as famosas "cáries". Já pensou que coisa feia a gente ter buracos nos dentes? E depois de um tempo eles começam a doer e você vai ter que ir ao dentista para tapar os buracos.

Aliás, toda criança deve ir ao dentista pelo menos uma vez por ano, mesmo que não tenha nada. A primeira vez, de preferência até os dois anos de idade. O dentista vai examinar os seus dentes e vai te ensinar a cuidar ainda melhor deles.

Para você escovar os dentes e deixá-los bem limpos, aqui vão umas dicas:

• Use uma escova macia. Não se esqueça que ela vai ficar velha e gasta com o uso; por isso você deve trocá-la depois de três meses;

• Use uma pequena quantidade de pasta, sem engolir;

• Primeiro limpe as superfícies de dentro dos dentes, as que ficam perto da língua, e depois as de fora, aquelas perto das bochechas;

• Faça movimentos circulares com a escova nos dentes do fundo e sobe-e-desce nos dentes da frente.



Pais e Cuidadores Apoio Institucional Colaboradores

“Turma do Valente” faz parte do Programa FORTALECER – Quero Ser Grande e Forte, desenvolvido por G.Bahr.
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.