Coluna - Escoliose
É quando a coluna fica desviada para o lado. A escoliose pode ser notada desde o nascimento, quando é chamada de congênita, ou ser descoberta na adolescência, forma mais comum, quando chamamos de idiopática. Só o médico ortopedista vai poder dizer qual é o tratamento. Dependendo se o desvio é pequeno ou grande, o tratamento pode ser feito com exercícios (natação), com coletes ortopédicos, ou até mesmo com cirurgia em casos mais graves.
X fechar
Ombro - Paralisia Obstétrica do Plexo Braquial
Quando o parto é muito difícil e o bebê sofre muito para nascer, às vezes ele fica com fraqueza nos músculos de um dos braços e perde os movimentos, não só do braço como também da mão. Por isso, recém-nascidos que tiveram muita dificuldade para nascer devem sempre ser encaminhados para avaliação com especialista.
X fechar
Mão
Alguns bebês podem nascer com malformações nas mãos e nos pés. As mais comuns são a polidactilia, quando a criança tem mais do que cinco dedos em cada mão, e a sindactilia, quando dois ou mais dedos nascem grudados.
X fechar
Quadril - Displasia do quadril
É quando a criança nasce com um probleminha no quadril. A cabeça do osso fêmur, que deveria estar encaixadinha no osso do quadril, às vezes pode estar um pouco fora do lugar e, nos casos mais graves, estar mesmo fora do osso do quadril . Isto tem o nome de Luxação Congênita do Quadril. O ideal é que o médico descubra isto o mais rápido possível, logo depois do nascimento. Por isso, na maternidade, todos os recém-nascidos são avaliados pelo médico pediatra que, ao notar qualquer coisa errada, encaminha o bebê para o médico ortopedista. O tratamento muitas vezes é apenas a colocação de fralda dupla, mas pode ser necessário o uso de imobilizações mais rígidas ou até mesmo uma cirurgia corretiva nos casos mais graves.
X fechar
Coxa - Epifisiólise
É uma alteração ortopédica comum em pré-adolescentes e adolescentes, principalmente se forem gorduchos. A placa de crescimento do osso fêmur enfraquece e a cabeça do fêmur escorrega para fora do lugar certo. Se isto não for consertado, pode acabar ficando mais grave, comprometer o andar, a prática de esportes e até levar à artrose (desgaste) do quadril. Para tratar a epifisiólise é necessário fazer uma cirurgia que vai deixar você pronto para rodar por aí.
X fechar
Joelhos
Algumas crianças podem ter os joelhos desviados. Se estão desviados para fora, fazendo com que as pernas fiquem arqueadas, são chamados de Genuvaro, que ocorre nas crianças menores. Se estão desviados para dentro, as pernas se abrem, "tipo tesourinha", e são chamados de Genuvalgo. O mais importante é que um médico ortopedista veja para saber se é preciso fazer algum tipo de correção para a criança não ter problemas depois. A maioria dessas crianças ficará com os joelhos normais sem necessidade de tratamento ortopédico.
X fechar
Pé - Pé torto congênito
É quando o bebê nasce com um ou mesmo os dois pezinhos virados para dentro. Tanto faz se é uma coisinha à toa ou um desvio bem grandão, a mãe geralmente percebe logo que vê o bebê. O tratamento vai depender do quanto o pezinho está desviado. O conserto pode ser feito com gesso e, em casos mais graves, com cirurgia. O importante é que todo mundo pode ficar curado e o tratamento pode demorar meses.
X fechar