Busca

Skip Navigation LinksHomeFortalecerNossos Valores
EDUCAÇÃO PARA SAÚDE


Eu adoro tomar café da manhã. Quer dizer, tomar café é modo de falar. Eu gosto é de comer várias delícias, como leite morno com chocolate, pão quente derretendo o queijo, suco ... Minha barriga (que acorda roncando) começa logo a ficar feliz. Barriga feliz? Não sei explicar direito, mas vou me sentindo como um super-herói de desenho animado, pronto para começar o dia com força total!



O negócio é o seguinte: eu adoro me mexer, me mexer muito, todo dia. Minha mãe diz que eu tenho bicho-carpinteiro porque eu não paro quieto. Quanto mais eu pulo e corro, mais vai me dando uma sensação gostosa. Se vou nadar, sinto a sensação aumentar. Quando subo na bicicleta e começo a pedalar, lá vem a sensação de novo! A professora falou que essa sensação que eu não sei explicar é a minha saúde aumentando e o meu corpo dizendo – OBA! Ué... Então meu corpo fala até sem eu abrir a boca? Professor tem cada uma!


Eu tenho que confessar: se ninguém me chamar, eu acabo quase não saindo de casa. Fico só na frente do computador, do videogame e da tevê, que eu gosto demais. Mas também tenho que admitir: quando o Léo me chama e eu vou brincar lá fora com ele, acabo adorando mais ainda! Se o dia estiver bonito, céu azul e sol brilhando, aí mesmo é que vai dando uma coisa diferente por dentro e por fora, uma alegria suada; dá para entender isso? Por que será?


Sabia que não adianta ter pressa para crescer? Ficamos sabendo que criança só cresce direito se dormir bastante à noite. Só quem descansa bem consegue pular da cama animado pela manhã. Isso vale para gente pequena e para gente grande também. Tem que desligar a televisão e ir para cama cedo pessoal, porque dormir é bom demais!





SOLIDARIEDADE


Eu me acho, sabia? Mas não sou metida, não. Eu me acho uma menina importante. Para mim, para quem gosta de mim e, ainda, para o mundo. Eu sou importante porque cada coisa que eu faço mexe com as coisas do mundo. Se eu faço uma coisa ruim, o mundo piora. Se eu faço uma coisa boa, o mundo melhora. E olha que eu ainda sou pequena, hein! Imagina quando eu virar uma adulta grande e forte. Aí eu vou poder ajudar muita gente e mudar o mundo!


OTIMISMO

Eu reparei uma coisa estranha. Se eu estiver me sentindo muito para baixo, tudo começa a dar meio errado, parece que uma coisa ruim puxa outra coisa pior e... Eu, hein, sai para lá! Nessas horas, o melhor é virar logo o jogo e fazer alguma coisa que eu já sei que dá certo. Como encontrar um amigo, por exemplo. Meu amigo sempre diz alguma coisa engraçada, a gente começa a rir e, quando vê, uma coisa boa já começou a puxar outra coisa boa e – ufa! – tudo vai melhorando!


INCLUSÃO

Minha mãe vive dizendo que não tem ninguém igual. Que o mundo é todo feito com gente de toda cor, de toda forma e tamanho. E olhando pela rua, deu para ver que é assim mesmo. Até os bichos e as plantas são assim, bem diferentes. O problema foi saber se isso era bom ou ruim e, para isso, a minha mãe não me deu resposta pronta. Ela só disse que a gente precisa se olhar bem de perto, até entender o jeito que cada um tem. Foi assim que eu descobri a parte incrível da história. Cada um inventa um jeito de viver que é todo seu, e isso acaba ajudando o mundo a rodar melhor. Eu descobri o meu e vou gostar de saber que jeito você inventou para fazer sua vida andar melhor.

SUPERAÇÃO

Geralmente o dia da gente tem coisa fácil e coisa difícil. Tem matéria nova na sala, mas tem jogo no recreio, tem bronca do professor, mas tem delícia no lanche, tem chuva na hora do jogo, mas tem o Valente que abana o rabo para a gente. O negócio só fica esquisito quando uma coisa difícil fica na frente das fáceis, feito um gigante feioso atrapalhando a passagem. Uma vez um problema gigante se sentou na nossa frente, fazendo uma sombra pesada e não querendo sair. Quanto mais a gente tinha medo, mais o gigante crescia. Mas a gente encarava firme o gigante, e ele diminuía aos pouquinhos, até desaparecer. A aventura foi tão boa que nós acabamos aprendendo e viramos craques em fazer sumir gigantes.

AUTOESTIMA

Eu nasci cachorro. Tenho focinho de cachorro, tamanho de cachorro, latido de cachorro. Eu até gosto muito de ser cachorro, sabe? Só que desde que nasci eu logo percebi que tinha dentro de mim um baita talento de leão. E aí foi que eu gostei demais de ser eu! Fiquei até com um certo jeitão de leão, aquele porte de rei da selva... Fome de leão eu também tenho, mas é mais para o fim da tarde. Agora, o que eu tenho mesmo, sempre, é uma mega-super-coragem-de-leão. Se é verdade que cada um tem o seu talento especial, então o meu é esse. Eu sou valente de nascença!



Pais e Cuidadores Apoio Institucional Colaboradores

“Turma do Valente” faz parte do Programa FORTALECER – Quero Ser Grande e Forte, desenvolvido por G.Bahr.
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.