Busca

Skip Navigation LinksHomeCuidando da minha saúdeAs Vacinas
A gente já sabe que existem vários bichinhos minúsculos que podem entrar no nosso corpo e causar doenças. Eles são tão pequenos que a gente não consegue ver e são chamados de germes. E o pior de tudo é que quando alguém está doente pode passar os bichos para outras pessoas e elas vão ficando doentes também.

Um dia descobriram que era possível proteger nosso corpo do ataque destes germes. Os cientistas descobriram que quando os germes entram, o nosso corpo recruta um exército de soldados, “os anticorpos”, para lutar contra eles. Se os germes ganham a luta a pessoa fica doente.

A grande ideia foi: se a gente já tivesse um exército formado e a postos para a defesa, quando os germes entrassem no nosso corpo eles perderiam a luta de cara. Foi assim que as vacinas foram inventadas. Elas são feitas de germes mais fraquinhos que fazem o nosso corpo formar um exército de anticorpos, sem provocar a doença. Aí os anticorpos ficam patrulhando o corpo e quando um germe poderoso entra no corpo, o exército está prontinho para ganhar a luta e a pessoa não fica doente.

Este é o modo como as vacinas funcionam. Elas evitam que a gente fique doente. Algumas são em forma de gotinhas e outras são injeções. A gente tem que ter a idade certa para tomar cada uma delas e a maior parte é aplicada nos bebês pequenos.

As mais importantes são a de paralisia, tuberculose (BCG), difteria, coqueluche e tétano (DPT), hemófilus, hepatite B,hepatite A, sarampo, caxumba e rubéola (MMR) e catapora (varicela). Também existem vacinas para pneumonia, meningite e outras doenças como a febre amarela e a gripe.



Pais e Cuidadores Apoio Institucional Colaboradores

“Turma do Valente” faz parte do Programa FORTALECER – Quero Ser Grande e Forte, desenvolvido por G.Bahr.
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.