Busca

Skip Navigation LinksHomeO Mundo dos EsportesA História das Olimpíadas

A História das Olimpíadas


Os Jogos Olímpicos – ou Olimpíadas – são um grande evento internacional em que milhares de atletas participam de várias competições esportivas. Divididos em Jogos de Verão e Jogos de Inverno, eles acontecem de 4 em 4 anos em cidades escolhidas ao redor do mundo.

A ideia de realizar estes jogos começou na Grécia Antiga, numa época em que os gregos se reuniam a cada quatro anos na cidade de Olímpia para disputar jogos esportivos em honra a Zeus, deus dos céus e dos trovões. Estes rituais ficaram esquecidos por quase 1500 anos, até que um francês – o Barão Pierre de Cobertin – resolveu reeditar os jogos, fundando o comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. Dois anos depois, a cidade de Atenas foi escolhida para a realização dos Primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Desde então, os jogos vêm se repetindo a cada 4 anos, tendo falhado apenas nos anos de 1916, 1940 e 1944 quando, devido às Guerras Mundiais, eles não puderam acontecer.

Dos 13 países que participaram dos primeiros Jogos em Atenas aos 191 países e 13 territórios presentes em Londres na XXX Olimpíada em 2012, muita coisa mudou, mas o espírito olímpico introduzido pelo Barão de Cobertin permanece na frase que diz: O importante não é ganhar, mas sim competir. Durante as Olimpíadas, símbolos como a tocha e a bandeira olímpica, assim como os rituais nas cerimônias de abertura e encerramento, são elementos muito importantes. A prova mais representativa das Olimpíadas continua sendo a maratona, uma corrida de 42 quilômetros e 500 metros que, encerrando os jogos, prestam homenagem à Grécia Antiga, onde tudo começou. Conta a lenda que um soldado grego correu esta distância (da cidade de Maratona na Grécia até Atenas) para levar a notícia da vitória dos gregos contra os persas.



Pais e Cuidadores Apoio Institucional Colaboradores

“Turma do Valente” faz parte do Programa FORTALECER – Quero Ser Grande e Forte, desenvolvido por G.Bahr.
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.