Batidas e manchas roxas
Às vezes, quando a gente cai ou bate em alguma coisa, a nossa pele continua inteirinha, mas por baixo os vasos que levam o sangue arrebentam e o sangue sai e se espalha por baixo da pele. Aí, o que a gente vê é um calombo inchado, que depois fica escuro ou roxo. Esta coisa que a gente chama de mancha roxa, os doutores chamam de "hematoma". Palavra mais estranha... A mancha roxa inchada dói muito, principalmente quando a gente encosta nela. Ela se espalha, fica preta e depois de uns dias fica azulada, verde, amarela e só depois disso tudo é que some.
Quando a gente bate com a cabeça, o inchaço fica bem redondinho e muita gente chama isto de "galo". Tudo é mais perigoso na cabeça e se você tiver batido com muita força, tiver desmaiado, vomitado ou perdido a memória, você deve procurar um médico ou um hospital.
Para evitar tudo isto, sempre que você bater, deve colocar gelo no lugar por, pelo menos ,10 minutinhos. O gelo não vai deixar os vasos sangrarem muito e vai evitar que o hematoma fique grande. O certo é usar uma bolsa de gelo, mas se você não tiver uma, coloque o gelo num saco plástico para não molhar e enrole numa toalha. Se você colocar o gelo direto na pele ele vai queimar, mas a toalha tem que ser bem fininha, pois o importante é que você sinta o friozinho...
X fechar
Cortes
Quando a gente cai ou quando a gente está fazendo besteira, brincando com tesouras, facas ou canivetes, a gente se corta sem querer e aí sai muito sangue do nosso corpo. A gente quase morre de susto e esquece até que está doendo... O importante nesta hora é pegar um pano ou um tecido limpo e apertar a área que está sangrando, sempre tentando fechar os dois lados da ferida, que podem estar abertos. Tem que apertar muito para parar de sangrar.
Se não parar é hora de ir para o médico. Às vezes, o doutor tem que usar uma agulha e uma linha, que nem aquelas de costurar roupa, para fazer um remendo e fechar a nossa pele direitinho. Tudo com anestesia, para a gente não sentir dor...
Se o corte não for muito grande e fundo, depois que parar de sangrar a gente tem que lavar com água e sabão porque nossa pele é cheia de bichinhos minúsculos, os germes, que ficam loucos para entrar na gente e causar infecção. Depois de lavar, é bom a gente passar um pouco de álcool iodado na ferida para matar estes germes. Nada de passar pó de café, manteiga ou qualquer outra coisa caseira.
Quando a gente se fura com prego ou qualquer outra coisa infectada, suja, além de lavar, a gente deve perguntar para a mãe se tomou a vacina de tétano. Tétano é uma doença bem ruim, causada por uns bichinhos que vivem principalmente em pregos enferrujados. A vacina protege a gente da doença e, caso você não tenha tomado, vá correndo ao hospital para tomar.
X fechar
Mordidas de animais e de amigos
Às vezes você está andando tranquilo e vem um cachorrão na sua direção. O melhor que você pode fazer não é sair correndo que nem maluco, por que ele pode correr mais que você e te pegar. O melhor é você deitar todo enrolado no chão, encolhido com o rosto escondido entre os braços. Fique parado assim e espere alguém vir socorrer...
Caso ele te pegue, ou qualquer outro animal te morda, mesmo que seja de brincadeira, é importante lavar muito a mordida com água e sabão. Os animais têm muitos bichinhos invisíveis na boca, que podem entrar pela ferida e causar infecção. Depois de lavar a ferida, você tem que ir ao médico para ele ver se precisa tomar alguma vacina.
Além da infecção no local, os cachorros, gatos, ratos e outros animais podem passar uma doença que se chama "raiva". Esta doença tem este nome porque os bichos ficam muito raivosos e saem mordendo todo mundo quando estão contaminados. Nas pessoas, esta doença mata se a gente não tomar a vacina... Por isso, além de procurar o médico, é importante descobrir se o bicho que te mordeu tomou a vacina contra a raiva. Se ele for vacinado é bem melhor. Se for um bicho de rua, sem dono e sem vacina, você vai ter que tomar a vacina para se proteger.
Isto tudo que falamos funciona para mordida de gente também. Tem que lavar muito com água e sabão, passar álcool iodado depois e saber se quem mordeu está bem e se é vacinado para todas as doenças. Se quem te mordeu foi um amigo da escola, a gente já sabe que ele tomou todas as vacinas. Aí é melhor conversar com ele e explicar que morder é coisa de animais e não de gente...
X fechar
Picadas de mosquito
Mosquitos adoram picar crianças, principalmente quando elas estão dormindo ou brincando do lado de fora. Depois fica um calombo vermelho que coça muito e a gente faz virar ferida, de tanto coçar...
Tem crianças que têm alergia e ficam cheias de calombos pelo corpo todo. Dá até pena de ver...
O melhor é não dar chance para o mosquito, usando "repelente de insetos", um creme, spray ou líquido que a gente passa no corpo para evitar que o mosquito pique. A gente pode usar também telas nas janelas e "mosquiteiros" de noite, para não deixar que eles cheguem até a gente. Melhor de tudo é evitar que os mosquitos se multipliquem tendo filhotes. Eles só fazem isto quando encontram águas paradas, mesmo que sejam limpas. Não deixe nunca águas paradas perto da sua casa, poças de água, piscinas, caixas d’água descobertas ou vasos de planta cheios de água...
Mosquitos podem passar doenças famosas como a dengue, mas também podem passar outras doenças, como a malária e a febre amarela. Ou seja, melhor é não deixar mosquitos te picarem.
Depois da picada o melhor é passar um creme antialérgico, que seu médico pode sugerir para aliviar a coceira, ou até mesmo álcool gel, se você não tiver o creme. Se depois da picada ficar muito inchado, você pode colocar um pouco de gelo no lugar para aliviar. O mais importante de tudo é não coçar para não piorar a situação.
X fechar
Picadas de abelha, vespa, marimbondo e outros bichos esquisitos
Não são só os mosquitos que picam a gente. Tem outros bichos que adoram fazer isto também, como as abelhas, as vespas, os marimbondos e até mesmo as pulgas e as formigas.
Esses bichos não ficam voando ou rodando por aí procurando crianças para picar, mas às vezes acontece da gente encontrar com eles em algum lugar e aí podem picar a gente, até para se defender, porque pensam que a gente quer fazer algum mal para eles.
No caso das abelhas, das vespas ou dos marimbondos, se você der de cara com a casa deles é melhor não cutucar, nem chegar perto. Passe batido pelo local e vá pedir ajuda. Dentro destas casinhas têm milhões de abelhas, vespas ou marimbondos, e se você cutucar a casa virão todos em cima de você. Para te picar inteirinho! E o pior de tudo é que algumas crianças têm alergia... Sabe o que é alergia? Ao invés de ficar com bolinhas vermelhas e coçando, o corpo incha todo, começando pelo rosto e você não consegue respirar. Coisa muito séria... E você tem que ir para o hospital. Lá, eles te dão um neutralizador de alergia chamado "antialérgico" e você melhora.
Por isso, é melhor ficar bem longe desses bichinhos. Mesmo das pulgas e das formigas é melhor manter alguma distância. Elas também picam e dão bolinhas na gente que fazem coçar muito.
Se você não conseguir ficar longe e for picado por uma abelha, vespa ou marimbondo, peça para a mamãe tirar o ferrão, uma coisa durinha que eles deixam dentro da sua pele, depois lave com água e sabão e coloque um gelinho enrolado num pano fino para passar a dor. Ai, ai, vai doer muito...
X fechar
Bichos venenosos
Tem outros bichos um pouquinho maiores que adoram se esconder dentro das casas, principalmente se tiver lixo por perto. São as aranhas, os escorpiões e as cobras. Eles preferem morar no mato, mas como a gente corta todo o mato para fazer as casas para a gente morar, eles resolvem vir morar com a gente, dentro das casas. Ficam nos cantinhos escuros, dentro dos armários e às vezes gostam mesmo é de morar dentro dos sapatos. Por isso, antes de calçar seu sapato vire-o para baixo, dê uma sacudida e depois uma boa olhada, para ver se não tem nada dentro...
Esses bichos, quando picam, deixam dentro da gente um líquido que chamamos "veneno". Este veneno faz coisas incríveis no nosso corpo e pode acabar matando a gente. Coisa muito séria também! Por isso é que a gente tem que ter medo de cobra, escorpião e aranha, sim! E nada de querer brincar com eles ou pegar esses bichos para guardar. Se você der de cara com um deles vá correndo pedir ajuda.
E se você não conseguir escapar e for picado por um destes bichos venenosos, aí você tem que ir para o hospital o mais rápido possível para tomar um neutralizador de veneno lá.
X fechar
Sangramento do nariz
No nariz da gente tem um monte de vasinhos com sangue bem vermelhinho correndo por dentro. A gente não vê nada por fora, mas se a gente leva uma bolada ou bate o nariz em alguma coisa, às vezes sai muito sangue. E chega a assustar, pois o sangue sai muito vermelhinho e parece que não vai mais parar de sair.
A primeira coisa a fazer é colocar a cabeça para frente e apertar a parte de cima do nariz. Colocando a cabeça para frente o sangue não entra na sua garganta e entope você. Não se esqueça de chamar a sua mãe ou algum adulto que estiver por perto. Aí, peça para ele colocar um pouco de gelo em cima do nariz. Pode ser uma bolsa de gelo apertando um pouquinho a região ou gelo dentro de um plástico e enrolado numa toalhinha fina. Aí você tem que ficar bem quietinho, já com a cabeça para cima, com o gelo no local. Você pode até ficar deitadinho, o importante é ficar parado.
Não é só com bolada ou batida que o nariz sangra. Às vezes ,quando o tempo está muito seco, quando você ficou muito tempo no sol ou quando você está gripado, também sai sangue... E, às vezes, só porque você é um tirador de meleca e vive cutucando o nariz, o sanguinho também pode dar as caras. O melhor é não ficar cutucando o tempo todo.
X fechar
Queimaduras
Tem lugares dentro de casa que são muito perigosos para a gente brincar sem um adulto por perto. A cozinha, por exemplo, tem o forno e o fogão, que podem estar ligados e produzir muito calor. O jeito mais fácil da gente se queimar é encostar em coisas muito quentes, ou derramar líquidos quentes como café, leite ou água na gente. O álcool também é perigoso porque pega fogo muito fácil. E fogo é perigo na certa... Por isso, não é legal brincar com fósforos, isqueiros e fogos de artifício.
Outra coisa muito perigosa é o ferro de passar roupa que tem que ficar quentão para deixar a roupa toda lisinha. Acontece que, se ele encostar em você, vai deixar a maior queimadura.
As queimaduras podem ser leves ou muito graves, fazendo você ir para o hospital. Mesmo as levinhas dão muita dor e depois formam umas bolhas cheias de água dentro que, com o tempo, vão estourando. Se você se queimar, a primeira coisa a fazer é colocar o pedaço que foi queimado em baixo de água fria corrente. Deixe a água escorrer por cima por um bom tempo. Você vai ver que isto já vai aliviar um pouco a dor. Nunca passe pasta de dentes, manteiga ou pó de café em cima. Só água corrente mesmo. Aí peça para sua mãe levar você ao médico, se a queimadura for grande. Se não for, é só esperar a bolha aparecer. Nunca fure a bolha. Deixe que ela estoure sozinha. O grande perigo das queimaduras é que elas deixam a pele sem defesa para os germes e as infecções, então você tem mais chance de ter uma infecção na pele. Se você furar a bolha, vai estar abrindo a porta da sua pele para os germes entrarem e causarem uma baita infecção.
X fechar
Febre alta
O corpo da gente é muito inteligente e arrumou um jeito de avisar quando os germes conseguem entrar na gente e estão planejando causar uma infecção. Ele aumenta sua temperatura deixando a gente bem quente, às vezes quase fervendo. A ideia não é só avisar que algum problema está acontecendo, mas tentar lutar contra os germes. Com a temperatura mais alta o corpo produz um exército de soldadinhos chamados "anticorpos", que vão lutar contra os germes.
Enquanto esta luta está acontecendo, seu corpo fica quente e às vezes você se sente mal, com dor de cabeça. O melhor a fazer nestas horas é tomar um banho de banheira ou de chuveiro morninho, quase frio, mas nunca gelado. Aí a temperatura do corpo vai diminuir e você vai se sentir melhor. Algumas vezes, quando o corpo está muito quente, o melhor é pedir para sua mãe um remédio chamado "antitérmico", que vai dar um jeito de baixar a temperatura mais rápido.
É muito importante lembrar que a febre não é uma doença. Ela é só um sinal de que alguma doença pode estar para acontecer com você. Se ela for muito alta, acima de 39°, ou se durar mais de 3 dias, você tem que ir ao médico para ele descobrir o que você tem.
X fechar
Ossos quebrados
Nossos ossos são o que mantêm nosso corpo durinho e em pé. Eles são a nossa estrutura e precisam ser bem fortes. Às vezes, quando caímos de algum lugar bem alto, como de cima de uma árvore, ou quando caímos de mau jeito andando de bicicleta ou jogando futebol, eles podem se quebrar.
É isso aí, mesmo sendo bem durinhos, os ossos podem quebrar. É uma dor danada, o lugar fica logo todo inchado e a gente não consegue mexer. Aliás, é melhor não mexer mesmo para não piorar as coisas. O melhor a fazer nestas horas é pedir para alguém te levar para o hospital.
No hospital tem um aparelho que tira uma foto de dentro da gente e consegue ver se o osso está inteiro ou se quebrou. É o Raio X, que todo mundo já conhece. Ele tira uma foto de dentro do nosso corpo, que fica pronta quase na hora e que vai orientar o médico sobre o que vai ser preciso fazer. Às vezes, o conserto é só com gesso, outras vezes vai ser preciso fazer uma cirurgia para consertar. De qualquer jeito, nosso corpo é tão maravilhoso que vai dar um jeito de colar as duas partes do osso e deixar a gente novinho em folha de novo. Mas a gente precisa que o médico ajude a colocar o osso reto de novo, senão ele cicatriza todo tortinho e aí vamos ter um problema no futuro.c
X fechar