Busca

Skip Navigation LinksHomeDescobrindo o Corpo HumanoEstomago e Intestinos

Estômago e Intestinos


A comida que comemos tem que ser digerida e transformada em pedaços bem pequenos, os nutrientes, que são levados através do sangue a todas as partes do corpo para servir como fonte de energia.

A digestão começa na boca com a mastigação. É muito importante mastigar bem os alimentos antes de engolir porque os dentes e a saliva quebram a comida em partes menores. Estes pedaços menores passam pelo esôfago e vão para o estômago e o intestino, onde acontece a parte mais importante da digestão. O estômago produz um líquido, o suco gástrico, que dilui o restante dos pedaços para que eles sejam melhor absorvidos nos intestinos. A parte dos alimentos que não serve para produzir energia é expelida do nosso corpo na forma de fezes.

Para que esta máquina fantástica, que é o nosso corpo, funcione, ou seja, para andar, falar, pensar, respirar e, principalmente, para crescer, precisamos da energia que vem dos alimentos que comemos. É fácil entender porque devemos procurar sempre comer coisas saudáveis e nutritivas.




Pais e Cuidadores Apoio Institucional Colaboradores

“Turma do Valente” faz parte do Programa FORTALECER – Quero Ser Grande e Forte, desenvolvido por G.Bahr.
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.