Madagascar
A República de Madagascar é uma ilha no Oceano Índico, na costa sudeste da África. É a quarta maior ilha do mundo. Mais de 90% da vida animal da ilha não é encontrada em nenhum outro local da terra. Os lêmures são os mamíferos mais famosos da ilha, se subdividindo em 103 espécies. Como não existem macacos em Madagascar, seus únicos inimigos são os homens.
Foi colonizada pelos franceses e sua capital é Antananarivo. Tem 2 línguas oficiais: o Frances e o Malagasy.
X fechar
Os Esquimós
Os esquimós são povos indígenas que moram nas regiões ao extremo norte da Terra, em torno do Círculo Polar Ártico, como o leste da Sibéria, o Alasca, o norte do Canadá e a Groenlândia.
Vivem da caça e da pesca. Usam baleias, focas e ursos como alimento, comendo principalmente o fígado cru destes animais, que é uma fonte enorme de vitamina C. Usam a gordura destes animais como combustível para aquecer as casas e para movimentar seus trenós.
Vestem-se com peles de animais voltadas para dentro, para aumentar o aquecimento, já que moram em lugares gelados. Moram em pequenas casas de gelo chamadas de iglus.
X fechar
Os Países Onde Nascem os Melhores Corredores do Mundo
Os africanos são os melhores corredores do mundo. Não importa se a corrida é disputada em dia de sol, chuva ou muito frio, eles estão sempre entre os vencedores.
O Quênia é a grande potência mundial nas corridas de longa distância, como a maratona e a meia-maratona. A Etiópia é a segunda força mundial.
O domínio africano fascina as pessoas e os cientistas e uma explicação para isso é que os africanos precisam correr vários quilômetros todos os dias indo e voltando da escola, ou seja, fazem mais atividade física do que os outros na infância e adolescência. Além disso, os africanos tem um biótipo magro com pernas longas, o que os torna mais leves.
O Quênia é um país no sudeste da África, na costa do Oceano Indico, quente e úmido. Sua capital é Nairóbi. Sua maior atração é o lago Vitória, o segundo maior lago de água doce do mundo e o maior lago tropical do mundo. O país é famoso também por seus safáris, suas reservas de vida selvagem e seus parques nacionais. Vive de agricultura e exporta chá e café.
A Etiópia é conhecida por cientistas como um dos lugares mais antigos do mundo e aí se estuda o passado da humanidade, já que foi aqui que viveu o primeiro homem: o HOMO SAPIENS. Sua capital é Adis Abeba. Sua principal atividade é a agricultura, principalmente a exportação de café, que se originou aqui.
X fechar
Os maiores desertos do mundo
Desertos são regiões secas de clima muito frio ou muito quente, onde é quase impossível para o ser humano morar. São zonas de pouca vida e os animais e as plantas têm que se adaptar a condições extremas para sobreviver. Em todo o mundo encontramos lugares assim, muitos deles enormes. Nem todos são de areia e, por incrível que pareça, os maiores desertos do mundo são de gelo.
Os quatro maiores desertos do mundo são:
• O deserto da Antártica, que tem 14.000.000 km²(mais de três vezes o tamanho do Brasil);
• O deserto do Ártico, que tem 13.726.937 km² (abrangendo Groenlândia, Alasca, Canadá, Islândia, Noruega, Suécia e Rússia);
• O Deserto de Saara na África, que tem 9.000.000 km², ou seja, duas vezes o tamanho do Brasil (abrangendo Argélia, Chade, Egito, Eritréia, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Nigéria, Saara Ocidental, Senegal, Sudão e Tunísia); e
• O Deserto de Gobi, que tem 1.125.000 km² (abrangendo China e Mongólia).
Dos desertos de areia, os mais famosos são o de Saara, na África, e o de Gobi, na China. Nestes locais as temperaturas variam muito, podendo ir de mais de 50° C de dia até menos de zero grau à noite. São regiões formadas de areia, onde só é possível encontrar água em áreas específicas chamadas de “oásis”, onde existem verdadeiras cidades. O mais conhecido de todos é o de Agadez no deserto de Saara. Para atravessar de um oásis a outro o animal usado é o camelo, que pode ficar vários dias sem beber água.
No deserto de Saara vivem os tuaregues, que são um povo que usa um véu azul de proteção contra os maus espíritos, cobrindo todo o rosto menos os olhos. Este véu protege a face do sol e das tempestades de areia, muito comuns no Saara. Este povo tem por costume oferecer chá de menta aos grupos de turistas.
Apesar do clima rigoroso, alguns animais sobrevivem nos desertos. Nos de gelo vivem focas, orcas (baleias) e ursos polares e nos de areia vivem roedores como os ratos, reptéis (serpentes e lagartos) e insetos.
X fechar