Toda criança pode virar super-herói. É muito fácil a gente crecer forte e saudável, ficar bem grandão e poder ajudar outras crianças a ter muita saúde também. Um super-herói é quem cuida para que nada de ruim aconteça na vida dele e das outras pessoas. Então vamos lá, vou dar super dicas para você também virar um super-herói!
O sol é bom, mas pode queimar...
Todo mundo gosta de brincar no sol e de ficar com aquela bochecha vermelhinha e o corpo mais queimadinho, principalmente depois de nadar na praia ou jogar futebol. Ainda mais quando está um ventinho gostoso no rosto. Agente nem sente o calor...
Só que aí quando chega de noite a gente está vermelho que nem um tomate, com a pele quente e ardendo. As vezes fica até difícil dormir. Depois de uns dias passa a ardência e a pele solta todinha e descasca, fazendo a gente parecer uma cebola.
Se você deixar isto acontecer muitas vezes sua pele começa a ficar toda cheia de manchas e pode até dar umas feridinhas, que com o tempo viram câncer de pele. É coisa séria, que criança precisa saber para virar super-heroi...
Os melhores horários para pegar sol são antes das 10 hs da manhã e depois das 4 hs da tarde, principalmente se você for muito branquela, ou se for bebê. Se você for ficar muito tempo no sol passe filtro solar no corpo todo, meia hora antes de sair para ficar bem protegido. Não esqueça de botar o boné na cabeça e de levar o filtro solar com você. É importante passar de novo a cada hora, se você suar muito ou se você se molhar.
Existem vários filtros solares, que podem ser comprados nas farmácias e nos supermercados e para crianças os melhores são os que tem fator de proteção solar (FPS) entre 30 e 50. Isto quer dizer que você precisa ficar 30 vezes ou 50 vezes mais de tempo no sol para ter uma queimadura. Quanto mais branquinho, maior o fator de proteção que você vai precisar.
O pior é que não é só o risco de ficar com a pele feia ou doente... Você pode se queimar tanto, que seu corpo todo seca e você acaba desidratado, completamente sem água e precisa ir para o hospital para encher seu corpo de água de novo. E isto não é nada divertido.
Por último, se você for a praia ou a algum lugar muito quente para tomar sol, não se esqueça de usar sapatos, sandálias ou chinelos, pois seus pés também podem queimar e ficar cheios de bolhinhas de água, que vão doer muito. E os super-heróis precisam muito dos pés para salvar o mundo!
X fechar
Esportes com segurança
Crianças devem fazer esportes sempre, sejam eles em grupo ou solitários. Você pode preferir jogar bola com os amigos, mas soltar pipa ou andar de skate também é muito bom. Os super-heróis além de fazerem muito exercício, se protegem dos perigos para evitar os machucados.
A gente sabe que andar de bicicleta é muito gostoso, mas que se a gente cair pode bater com a cabeça ou ralar os braços e as pernas. Aí entra a esperteza... Pra não se machucar, os super-heróis usam capacetes na cabeça e sapatos por exemplo. No caso dos skates, eles usam roupas que protejam o corpo, além de equipamentos de proteção de joelhos e cotovelos. Aí quando eles caem sabe o que acontece? Nada!!! Eles levantam como se nada tivesse acontecido, ou seja, são verdadeiros super-heróis, indestrutíveis.
Outra coisa importante é o local onde você vai andar de bicicleta. Se for atravessar a rua, não esqueça de atravessar somente no sinal e em cima da faixa de pedestres. No caso do skate, o melhor é usar pistas, que são feitas especialmente para esta modalidade. Existem vários parques na cidade que tem pistas incríveis.
Uma outra coisa que super-heróis precisam saber é que soltar pipa também é bom demais, mas não deve ser feita de cima da laje das casas. De verdade amigo, você pode cair e se machucar muito. E depois, é muito mais legal empinar a pipa do chão e fazer ela subir mais alto que todas as outras. Já começar do alto não vale.
E pra terminar, os super-heróis nadadores não devem esquecer de só mergulhar com um adulto por perto, que saiba nadar. Por segurança, não mergulhe de cabeça, mesmo que você saiba nadar e a piscina pareça muito funda. Os nadadores as vezes batem com a cabeça no fundo e machucam a coluna pra valer.
X fechar
Sempre em movimento
Muitas crianças querem fazer esportes, mas não tem nenhum lugar perto de casa para se exercitar. Aí elas ficam só vendo televisão e jogando joguinhos no celular ou no computador. Sabe o que acontece? Elas ficam gordas e nunca vão conseguir ser super-heróis.
Super-heróis fazem exercícios na escola. Brincam com os amigos de pique, de queimado e de amarelinha. Apostam corrida para ver quem chega primeiro e andam de bicicleta. Também preferem subir de escada ao invés de usar o elevador e vão pra escola a pé, quando moram em lugares que não são perigosos.
Super-heróis jogam bola com os amigos na rua e pedem para os pais os levarem nos parques nos finais de semana. Também gostam de ir a praia pra nadar um pouquinho.
O segredo é que a energia que entra deve ser a energia que sai, ou seja, se você come muito, você precisa mexer bastante o seu corpo para ficar em forma. Seus ossos e seus músculos vão ficando fortes e você vai ficando cada vez mais saudável.
X fechar
As regras do jogo
Tem algumas coisas que os super-heróis devem saber de cor, por que elas são muito importantes para a segurança dele, de todos os seus amigos e de todas as pessoas. Vou falar agora algumas palavras bem feias, e você precisa prestar bastante atenção para evitar que estas coisas aconteçam...
1. Afogamento – é quando a gente esquece que não sabe nadar e entra numa piscina funda ou num mar cheio de ondas. Sabe o que acontece? A gente afunda, engole toda água do mundo, não consegue respirar e aí??? Perdeu....
2. Envenenamento – é quando a gente pega tudo e coloca na boca. Talco, sabonete, e qualquer outro líquido que a gente vê pela frente. Acontece que as vezes o que está dentro do vidro ou do plástico é alguma coisa que faz muito mal e pode até matar.
3. Atropelamento – é quando a gente atravessa a rua sem olhar para os dois lados pra ver se vem carro e o carro bate na gente. As vezes a gente atravessa fora da faixa de pedestres e vai que vem um ônibus correndo muito e não vê a gente, ou não consegue parar. Aí ele pode até passar por cima da gente e quebrar todos os nossos ossinhos. Depois é difícil consertar...
4. Queda – é quando a gente cai no chão, brincando, correndo, andando de bicicleta, de skate ou até mesmo jogando futebol. É muito importante a gente amarrar o cadarço dos sapatos porque quando eles tão soltos fazem a gente tropeçar. Também temos que prestar atenção nos buracos da rua e em coisas que podem estar no nosso caminho e nos fazer tropeçar. Por último não devemos subir em lugares muito altos, como as lajes das casas ou em árvores grandonas, por que se a gente cair pode se machucar muito.
5. Acidente dentro de veículos – é quando a gente tá dentro do ônibus, do trem ou do carro e ele bate. Se a gente não estiver usando cinto de segurança no caso dos carros, ou não tiver sentado ou segurando bem nos ônibus e trens pode se machucar muito também. As vezes nestas batidas, a gente é jogado longe e pode se machucar mais ainda. Nada bom para um super-herói.
Se você já for grandão e quiser saber mais sobre estas coisas consulte o site
www.criancasegura.org.br.
X fechar